Morando sozinha #1

Quem me segue já algum tempo (principalmente pelo instagram @emagreceinst)  sabe que sempre fui regrada com os pratos que comia em casa. Quando morava com meus pais, eu mesma preparava meus pratos a noite, diariamente. Afinal, além de gostar de cozinhar, era uma forma que eu encontrava de reduzir minha pontuação no jantar. Dessa forma, sempre tive esse hábito de chegar em casa e preparar. No entanto, nos dias das preguiças, eu aproveitava o que já estava pronto lá em casa ou o que tinha na geladeira (ovos hihi).

Eu já postei aqui também que adorava fazer compras (ainda adoro), porém, ainda assim, uma coisa é fazer por necessidade mesmo e outra por mais “luxo” e “gosto”, certo? Então, desde que me mudei para SP, minha vida de dona de casa ficou repartida e todos os pratos/saladas elaborados que fazia não estão tão presentes. Porém, isso não quer dizer que ando comendo besteira.. quer dizer apenas que estou comendo coisas menos trabalhosas e que são mais fáceis de fazer. Por isso, resolvi compartilhar um pouco da minha rotina em relação a comida em si para ver se consigo também ajudar alguns de vocês que estejam passando por essa fase da vida.

Normalmente, reservo 1 dia da minha semana, na verdade, uma noite (cerca de 1 a 2 horas) para poder cozinhar tudo que quero e congelar. Como moro sozinha, não posso me dar ao luxo de comprar muitas coisas e não comer (embora isso já tenha acontecido, comprei rúcula e mesmo comendo 2 dias seguidos, joguei uma parte fora). Como eu tenho feito, então?

Apesar de não ser super fã de frio, ele tem seu charme e facilita muito meu apetite por sopa. Dessa forma, faço o seguinte: no almoço, aproveito para comer mais saladas e legumes cozidos e a noite, como uma sopa ou até mesmo, um filé de frango/almôndega com algum completo e depende do meu apetite: milho, macarrão integral, salada (quando tem!). Dessa forma, são coisas que posso congelar e assim, descongolo no dia anterior. Caso esqueça, sempre tenho ovos e dai é só preparar um omelete esperto e voilá, meu jantar 😀

O ponto importante é nunca deixar o nível do seu congelador baixo, pois no fim, você vai recorrer a um prato rápido e fora de casa, o que normalmente não será a melhor opção!

CongeladosNessas minhas horas destinadas a cozinhar, aproveito para preparar uma sopa que rende uns 4 potinhos (ou seja, 4 jantas) e já separo os filés individualmente, dai no dia anterior, só separo um para o dia seguinte. Arroz ou macarrão, caso eu queira, não são dos mais complicados para fazer na hora. Então ainda não vi necessidade de congelar o arroz já temperado.

Aproveito e também congelo qualquer tipo de molho que vá utilizar, por ex, molho de tomate. Compro o pronto, mas refolgo com meus temperos e dai congelo parte dele para usar no dia que quiser! Outra coisa legal é ter uma estoque de coisas legais quando a preguiça bater: frios (presunto ou peito de peru), queijo, pão ou wrap, requeijão, ketchup, mostarda, géleia de pimenta (adoro) e como já falei, ovos!

Ainda tenho que aprender sobre esse novo mundo de viver sozinha, mas por enquanto estou me virando assim. Entre altos e baixos, consigo viver e comer bem :D! Aceito dicas e sugestões de quem vive nessa situação há mais tempo ou de quem não vive, mas pode me ajudar! haha

E vocês como fazem no seu dia a dia para se manter na linha?

Beijos,

 

 

 

 

 

6 pensamentos sobre “Morando sozinha #1

  1. Oii! Acho q vc está indo muito bem! Eu moro apenas com meu marido e não faço nem metade disso (shame on me!). Acabo optando pelos lanches mais rápidos e menos saudáveis atualmente 😦

    Vc podia contar um pouco como está sendo essa experiência de morar sozinha e longe de casa. Deve ser mt diferente e desafiador.

    Beijossss

    • Mas cada um tem um jeito né? Eu gosto de cozinhar, o que facilita gastar horas para fazer congelados ihihih!!! Além disso, no frio que é em SP, prefiro as vezes uma sopa (mesmo que mais “gorda”) a um lanche tipo wrap como fazia no rio, acredita? isso pq nunca fui muito fã de sopa! haha
      Pode deixar que vou contar aos poucos!! Realmente, é muito desafiador.. para mim, é uma experiência bipolar, com muitos altos e baixos.. momentos de “deprê” e de “felicidade”. haha
      Pode deixar que aos poucos vou falando mais 😀
      beijos

  2. Você está fazendo tudo certo, sim. Eu já moro sozinha tem 7 anos e no começo reservava meu final de semana para fazer minha comida e congelar. Com o tempo fui ficando entediada e meio enjoada das comidas que fazia e hoje uso meu vale refeição e como fora. Aqui perto de casa tem uma praça de alimentação e vou no quilo e com isso me mantenho na dieta sempre escolhendo uma boa salada e uma proteína. Tudo são fases. Vc está no caminho certo e espero que continue fazendo disso sua rotina pois faz bem pra sua saúde. Sem falar na economia que se faz. Eu, infelizmente, estou numa fase meio preguiça :p…. hehehehe

    • Meu ticket restaurante não é lá essas coisas, sabe? Dai não tem como fugir de comida caseira! Talvez se ganhasse mais, comeria mais fora. Eu adoro cozinhar, mas as vezes dá preguiça mesmo!
      E é como você falou, comer em casa ajuda na dieta e no bolso!! haha
      Obrigada pelo apoio 😀
      beijos!!!

  3. Uma coisa que faço e me ajuda muito é frango já cozinhado e desfiado. Separo as porções e congelo. Uso pra muita coisa na hora da preguiça. Sopa, panqueca, sanduíche, macarrão, lasanha, omelete…. e por aí vai.
    Sei que vc passou um tempo nos EUA… vc lembra daqueles pacotes com vegetais congelados? Não lembro de ter visto no BR mas se não tiver dá p comprar os vegetais frescos e congelar… brócolis, couve flor, vagem, cenoura… Me ajuda muito tb. Muito prático e não estraga rápido como na geladeira. Dá até p fazer tortas de verduras, no macarrão…. Pq na hora da preguiça a gente não quer lavar e picar tudo né?
    Boa sorte nessa sua nova fase Catherine!

    • Nossa, ótimas dicas!! Obrigada, Rafa!!! Realmente os legumes existem aqui também, mas são caressimos!!! Só vi brocolis e ervilha até hoje, mas sao bem caros.. vou pensar nisso e congelar – não havia pensado em congelar!!
      E realmente frango desfiado é ótimo em qualquer situação!!!
      Obrigada pelas dicas!!
      beijos

Deixe um comentário

