Receita: Frango Xadrez

frango xadrez

Na última quinta-feira, teve um jantar aqui em casa devido ao retorno dos meus pais de viagem. Por isso, resolvi fazer uma receita que agradasse a todos. Como minha irmã (eu também!) adora uma comida chinesa, resolvi fazer uma receita de frango xadrez!! O prato ficou divino e fez tanto sucesso que resolvi compartilhar mesmo sem ter registrado o passo a passo. Porém, é tão fácil que acho que dispensa até fotos das etapas.

A quantidade de ingredientes que usei foram para 6 pessoas, no entanto, renderia para 8 pessoas.

Ingredientes:

  • 1kg de filé de frango
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 pimentão amarelo
  • 2 pimentões verdes
  • 2 cebolas de média a grande
  • 2 dentes de alho
  • 200g de cogumelo em conserva
  • 2 Cenouras
  • Azeite
  • Sal
  • 1 xícara Shoyu Light
  • 2 xícaras de água
  • 2,5 colheres de sopa de maizena

Preparo:

  1. Corte a cenoura em rodelas medianos (não muito finas e nem muito grossas). Coloque água para ferver. Ela vai ser o único legume que será pré cozido. – Eu gosto da cenoura um pouco mais durinha, então, deixei pouco tempo na água fervendo e deixei reservada em um canto.
  2. Corte em pedaços grandes os pimentões e cebola – estilo aquele chinês mesmo. Nessa hora, vai no feeling do que você gosta e do que acha certo, eu fui fui fazendo no que achava que era certo e deu certo hahaha!  – Os pimentões vão soltar uma água, não se preocupe, não jogue fora!!!
  3. Com a cebola já corta, refogue ela  com alho e azeite. Quando ela começar a doar e ficar relativamente mole, tire e reserve em uma tigela.
  4. Use a mesma panela (SEM LAVAR, ainda com gostinho de alho e cebola), acrescente um pouco mais de azeite e coloque os pimentões e o cogumelo. Deixe cozinhando por 5 minutos, acrescente um toque de sal (quase nada, pois o shoyu já tem).  Retire do forno quando estiver “semi mole” e  reserve em uma tigela.
  5. Corte o frango em cubos médios a grandes (eles irão diminuir com o cozimento) sem tempero mesmo e coloque na mesma panela (SEM LAVAR), “frite”. Ele soltará bastante água, então, o jeito é esperar cozinhar e também dourar um pouco.
  6. Depois de pronto, acrescente de volta a panela todos os outros ingredientes – cenoura, pimentões, cogumelos, alho e cebola.
  7. Em uma tigela a parte, misture a água, shoyu e a maizena. Misture bem (a maizena tem que estar totalmente diluída!). Leve ao fogo baixo em uma outra panela e vá misturando. Não pare de mexer, pois senão a maizena vai grudar no fundo da panela e já era haha. Depois de mais ou menos uns 7 minutos, ela vai começar engrossar, deixe por mais alguns minutos até ficar parecendo mel. Dai é só retirar do forno e jogar por cima do frango com legumes que terá um pouco de água devido ao pimentão e ao próprio frango e será essencial para até diluir o molho reduzido (caso seja necessário acrescente água).

Tcharánnnn, pronto! Parece complicado, mas o que toma mais tempo é lavar e cortar os legumes, o resto é bem rápido. Você ainda pode acrescentar brocólis, couve flor e qualquer outro legume ou verdura! Você também pode substituir o frango também por carne vermelha e até fazer um yakisoba, usando macarrão integral. Uma refeição completa e super saborosa!

Agora a pontuação:

1 kg de frango – 40pp

Shoyu Light – Zero PP

Azeite – 6pp

2,5 colheres de maizena – 2,5pp, mas vamos arrendondar para 3 ok?

Total:  47pp em uma panela enorme. Como falei daria para servir 8 pessoas. Logo, cada prato daria mais ou menos 6pp 🙂

Para acessar o vídeo é só clicar aqui : Frango Xadrez

Essa é uma ótima pedida para o dia dos pais, hein? Eu já tenho outro cardápio, senão faria de novo com certeza!!!!

Bon appétit!

Beijos,

Anúncios

2 pensamentos sobre “Receita: Frango Xadrez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s