Experimentando: Pipoca

pipoca

Uma das coisas que mais tenho gostado de comer como snack é pipoca!! Como ela vem do milho (duh!), não tem muitos propontos (cada 25g tem 2pp) e ainda faz bem a saúde!!! Por isso, resolvi falar dela hoje 🙂

Benefícios:

  • Segundo estudos americanos, pipoca possui mais certos antioxidantes do que uma porção de frutas e verduras. Isso se deve a concentração de água elevada nas frutas e verduras.
  • As principais substâncias da pipoca estão na casca (então, amiga, quando grudar no seu dente ao invés de jogar fora, engole! HAHAHA)
  • “A parte fofinha do alimento é ainda fonte de carotenoides. “Essas substâncias também atuam como antioxidantes e, no corpo, são convertidas em vitamina A”, ensina a cientista de alimentos Maria Cristina Dias Paes, da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais. A transformação é ótima para o sistema imunológico e para os olhos, que ficam blindados contra degeneração macular relacionada à idade.”
  • Outra coisa boa presente na pipoca é que na parte fofa há o tal do “amido resistente”. Sim, o nome quer dizer mesmo o que significa haha. Ele passa intacto pelo tubo digestivo, apenas quando chega no intestino grosso é que sofre transformações. E por que isso é bom? “Eles deixam a área mais ácida, favorecendo a proteção contra células cancerosas. Por isso, o consumo de amido resistente tem sido associado à redução do risco de tumores no órgão”, detalha Maria Cristina, da Embrapa.”
  • “A pipoca pode ser o aperitivo perfeito. Trata-se do único lanche feito 100% de grãos não processados. Todos os outros são processados e diluídos com outros ingredientes. Uma porção de pipoca proporciona mais de 70% do consumo diário de grãos integrais. Uma pessoa comum costuma receber apenas metade da porção indicada de grãos integrais por dia, e a pipoca pode preencher esta lacuna de uma forma muito agradável.” – ESTOU BEGE, VERDE E ROXA!!  #choquei

Pipoca natural x pronta de microondas: 

Nada disso. A boa pipoca é aquela feita na panela ou no microondas – pode colocar em um saco de pão e deixar por volta de 3:30 min ou como eu faço, coloco em um pote e tampo com aquela tampa de microondas. No entanto, fiz na panela recentemente e é muito melhor, pois todos os grãos estouram – diferente do microondas, logo, não há desperdício!

A pipoca pronta de microondas é rica em gordura trans, que eleva o colesterol ruim, o LDL, e diminui o bom, o HDL. “A versão light tem menos calorias, mas a gordura ainda está lá”, alerta a nutricionista Viviane Piatecka. 

Fonte aqui e aqui

E ai, já está preparando sua pipoca???? Eu estou indo agora comprar meu saquinho para o estoque!!! #queroter70comcarade20

beijos,

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4 pensamentos sobre “Experimentando: Pipoca

  1. Huum, eu amo pipoca!!! Aqui em casa sempre tem milho de pipoca. Não comemos muito a de microondas, porque a gente acha a da panela melhor – cadadoidocomsuamania – mas desde q comecei o VP nem tinha comido ainda! Nem tinha me tocado que são poucos pts! 25g dá mais ou menos oq? Um pratinho? /o\

    Bjs

    • Olha sendo bem honesta 25g não é muita coisa, mas dá um potinho.. já 50g dá um belo pote. Sabe aquelas pipocas de rua? Então, o saco menor seria de 25g mais ou menos.. não dá para nada, mas dá para matar vontade e até ansiedade (pois você come 1 por 1,tipo uva hahaha)
      beijos,

  2. Preciso colocar pipoca de volta na minha vida! Faz tempo que não como! <3<3<3
    E eu dei muita risada com a hashtag no final do post #queroter70comcarade20!! Apóio a causa e vou contigo!

    Bjs

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