Doce Dilema – Açúcar, adoçante ou nada?

Lembram que comentei aqui sobre a minha opção de ter mudado de açúcar refinado para açúcar mascavo? Então, conversei com a querida Gabi sobre a questão de adoçantes e tudo mais e falei para ela que tinha tanto artigo contra e a favor do uso de determinados adoçantes artificiais ou não que ficava confusa, por isso, não sabia o que postar.

Porém, como nada é por acaso (não canso de repetir), a minha revista de Junho da O2 chegou atrasada e o tema dela é “perda de peso” e uma de suas reportagens é exatamente sobre isso! Na reportagem, eles abordam exatamente o equilíbrio entre o uso do açúcar e do adoçante. No final da reportagem, ainda tem um quadro comparativo entre os tipos de adoçantes.

Pontos relevantes:

  • A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o consumo de açúcar refinado seja até 10% do seu consumo calórico diário. Em uma dieta de 2000 calorias, seria necessário consumir apenas 4 colheres de sopa rasas de açúcar
  • Quanto ao adoçante, recomenda-se comer apenas 4 a 6g quando pó ou de 9 a 10 gotas quando líquido. No entanto, não há comprovação nenhuma que o excesso de adoçante causa alguma alteração no metabolismo. No entanto, vale a regra: EQUILÍBRIO SEMPRE!
  • Sinalizei a questão dos adoçantes e de acordo com essa reportagem, a melhor opção é a sucralose na categoria de origem “artificial” e estévia na categoria natural”. Porém, a frutose é muito indicada também!

Vamos a reportagem (clique na imagem para ampliar!)

dilema açucar (2)dilema açucar (1)

Eu vou continuar com meu açúcar mascavo no meu café e estévia ou sucralose nos chás e mates!! 🙂 Acho que, no final, estou no caminho certo!

E vocês costumam adoçar e como?

Beijos

5 pensamentos sobre “Doce Dilema – Açúcar, adoçante ou nada?

  1. Isso aí Cath. Eu uso adoçante ha muito tempo, mas eu uso muitooooo, muito mais do que o recomendado. Hj em dia detesto acucar, mas preciso diminuir o adocante. No futuro quero conseguir tomar os sucos sem adocante nenhum e deixar as gotinhas permitidas soh pro meu cafezinho (cafe sem doce eh osso ne? rsrs). Bjssss!! Se eu achar alguma coisa interessante sobre o assunto te mando tb! Bjs!!!

    • pois é, eu tomo muito mais do que 10 gotas de adoçante por dia!! haha mas tudo é equilíbrio 🙂 quanto ao café, sem acucar é um horror, não entendo essas pessoas que conseguem! #inveja Manda sim! muito obrigada, beijos!

    • nas receitas? nas receitas, eu tento não usar haha, mas se tiver que usar, agora uso mascavo.. sempre usei refinada mesma!! No meu dia a dia fico no estevia e sucralose + mascavo no café 🙂
      beijos

  2. Pingback: Escolhas Inteligentes #2 | E agora?

Deixe um comentário

