Receita: Geleia Caseira de Morango

São inúmeras as receitas na internet de geleias, porém, mesmo assim, resolvi postar a minha por um simples motivo: a maioria das receitas leva 1 xícara de açúcar ou mais ou menos isso!!!!!!! Eu fiquei chocada com a necessidade dessa quantidade de açúcar e pensei comigo: se a fruta já tem açúcar (frutose), para que mais açúcar?

Claro que não fica mega doce como a geleia normal ou diet industrializada, mas a fruta já tem sua frutose natural, então ela não de muito mais quantidade.  Por isso, optei por colocar pouca quantidade e posso me gabar? Ficou uma delícia! Até minha mãe gostou e vou te falar: substitui muito bem as geleias industrializadas! 😀 Vamos, então, a receita:

Ingredientes:

  • Usei uns 10 a 15 morangos (pequenos e médios!)
  • 1 a 2 colheres de sopa de açúcar mascavo (pode ser refinado, mas prefira mascavo!)
  • Meio limão para fazer suco

Preparo:

  1. Esmague o morango (usei tipo um socador de carne) dentro da panela, não desperdice nada, nem o suco!), misture o açúcar no suco de meio limão e jogue na mistura de morango!
  2. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhando durante um tempo. Vai mexendo, vai aparecer espuma e você até pode tirar, mas não se estresse com isso, eu me estressei e por isso, acabei deixando alguma e resultado? O gosto ficou bom, então, para mim não fez diferença. Ou seja, tire apenas o excesso, pode deixar um pouco lá.
  3. Teoricamente, a geleia deve ter uma consistência mais grossa, porém, isso ocorre devido à quantidade de açúcar e como a quantidade é pequena, ela não vai ficar. Por isso, não gaste o tempo que gastei esperando que ela “engrossasse”. Deixe ali reduzir um pouco, mas em 15 minutos já está bom. Deixe esfriar e coloque no seu potinho. Eu usei um pote de geleia antigo, esterilizei com água quente e voilá!!!

Quantidade de propontos: Contabilizo como uma geleia diet (devido a quantidade pequena de açúcar), 1pp a cada 2 colheres RASAS de sopa. Como ela não fica muito grossa, ela rende bem, quase o pote inteiro!!

Agora algumas fotinhos:

IMG_7005IMG_7006IMG_7011 IMG_7012

Bon appétit!

Beijos,

Um pensamento sobre “Receita: Geleia Caseira de Morango

  1. escolha morangos bem maduros, aumente a quantidade de fruta, acrescente meio limão espremido, uma pitada de sal, um pedaço de canela da china e 2 cravos da india. cozinhe em uma panela grossa, em fogo baixo, com pouca agua. Se o doce ainda te fizer falta, acrescente um pouco de mel. Quando a fruta é banana não faz falta nem um pouco. bjs e boa sorte

Deixe um comentário

