Experimentando: Iogurte Desnatado

Não vou negar que sempre odiei a ideia de comer iogurte desnatado. Na verdade, eu odiava só de olhar e cheirar o pobre produto haha. Era daquelas que pensava “nossa, que coisa bleh, sem sabor, sem uso.. sem nada”. No entanto, eu simplesmente não sabia usar e quando aprendi, ai, meus queridos, ele virou meu maior parceiro nas receitas. Uso desde sobremesas a pratos como já mostrei em algumas receitas pelo blog.

Por isso, hoje eu resolvi falar dos benefícios dele para nossa saúde. Achei um site bem bacana e vou colocar aqui alguns dos motivos que ele aponta:

  1. Aumenta a imunidade – O consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal – chamadas probióticos. O consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal – chamadas probióticos. “Elas são verdadeiros soldados lutando para expulsar do organismo as bactérias ‘ruins'”, explica a nutricionista Gisela.
  2. Fortalece os ossos – Por ser derivado do leite, o iogurte é excelente fonte de cálcio, um mineral importante para a saúde dos ossos. Uma porção de 100 gramas do alimento contêm, aproximadamente, 121mg de cálcio, segundo a Tabela de Composição Química dos Alimentos da Unifesp.
  3. Fonte de vitaminas do complexo BEssas vitaminas ajudam a manter a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal. “Elas também atuam no metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos e têm importante papel na produção de energia para o organismo, na oxigenação das células e na produção de neurotransmissores”, afirma a nutricionista.
  4. Protege o sistema nervoso – “O cálcio é um mineral que ajuda nas contrações musculares e na comunicação das células do sistema nervoso”, conta a nutricionista Thatyana. Com isso, há uma melhora da função dos neurônios, que são células do sistema nervoso que dão estímulos (impulsos nervosos) para realizar as mais diversas atividades do corpo. Além desse nutriente, a nutricionista Gisela conta que as vitaminas do complexo B presentes no iogurte ajudam a melhorar a eficiência desses impulsos nervosos. ”
  5. Promove o bom humor – “O intestino responde pela produção de 95% da serotonina de todo o corpo, que é um neurotransmissor responsável pelo bom humor”, afirma a nutricionista Thatyana.
  6. Melhora trânsito intestinal (misturado com aveia, então, quase tiro e queda) –  “Como os probióticos encontrados no iogurte melhoram a saúde do intestino, ele tende a deixar de ser “preguiçoso” e passa a funcionar melhor. Se você consumir iogurte regularmente, poderá ter menos chances de sofrer de prisão de ventre e outras complicações decorrentes da digestão. “
  7. Fonte de Proteína – “Segundo a nutricionista Gisela, as proteínas são fundamentais por formarem os músculos e as vísceras. “As proteínas também constituem os hormônios que regulam o funcionamento dos mais diversos órgãos do corpo e alguns tipos de proteínas ainda servem de anticorpos, ou seja, defendem o organismo de agentes agressores”, conta a profissional. “
  8. Pode ajudar a emagrecer – “Pesquisadores da Universidade de Tennessee (EUA) observaram que adultos com obesidade que comiam três porções de iogurte desnatado por dia, como parte de uma dieta de baixa caloria, perdiam 22% mais peso e 61% mais gordura corporal do que aqueles que simplesmente cortavam calorias. O estudo foi divulgado na publicação científica International Journal of Obesity. Segundo os autores, os resultados aumentam as evidências de que a ingestão de cálcio e proteínas, tanto do iogurte como de outros produtos lácteos, pode ajudar a queimar gordura e promover a perda de peso de forma mais acelerada.”

Depois de tanta coisa boa, não há como negar a necessidade dele no nosso dia a dia, né? Lá nos EUA, eu conheci o Sour Cream que, ao meu ver, é o mesmo que o iogurte desnatado, porém com menos caloria, gordura, carboidrato e etc. Aqui no Brasil infelizmente ainda não se vende, mas conheço essa receita aqui para fazer em casa, no entanto, eu não faço por preguiça mesmo, prefiro me jogar no iogurte enquanto o sour cream não chega aos supermercados brasileiros. Para quem mora fora ou vai viajar, já fica a dica 🙂

Como falei lá em cima, a partir do momento que você aprende a usar o iogurte, você realmente tira o que tem de chato e insosso haha. Por isso, seguem abaixo algumas fotos de alguns pratos que uso iogurte:

7ppCreme de iogurteIMG_3821  DSC01553

1) Meu café da manhã que adoro: Banana, aveia, canela, iogurte e mel!!!

2) Meu creme de iogurte que já ensinei aqui;

3) Bolo de iogurte sem óleo que ensinei aqui;

4) Salada de Macarrão refrescante que ensinei aqui.

Depois de tanta coisa boa e tanta opção de como consumir, não há desculpas para não comer, né?

Beijos,

5 pensamentos sobre “Experimentando: Iogurte Desnatado

  1. Cat, esse fds vou testar suas duas receitas a do bolo e do creme de iogurte!! Fiquei com vontade dos dois!!! Em relação às calorias, vc sabe me dizer quantas daria em cada um? hehehehe… eu e as minhas calorias!!!
    Ah, ontem te falando sobre as lowcarbs, já senti diferença na balança… hihihihih, realmente deu um UP na minha dieta!!
    Beijão!

    • queeee booom!! continua e quando voltar a comer, coma reduzido.. pq nao só afeta a balança, mas a barriga em si hahaha.. sério comer a noite afeta mt a nossa barriga.. pelo menos, na minha experiencia!
      quanto a receitas, leve em consideração as minhas opiniões no final e o que faria diferente na próxima vez 🙂 (a do bolo de iogurte eu dou uma dica no final do post!) dps me conta como ficaram!! a tacinha é demais 🙂
      beijos,

  2. Adoro iogurte natural desnatado, só não gosto com os sabores ( enjoei) só tem morango e ameixa affffff!!! Vou testar sua receita de bolo de iogurte, bjs

Deixe um comentário

