Fibra: Solúvel x Insolúvel

fibra alimentar

Antes de começar o processo de emagrecimento, fibra, para mim, era fibra. Não havia diferença e muito menos resultados diferentes no consumo delas. E é exatamente pela existência dessas diferenças que resolvi fazer esse post, pois acredito que, como eu, muitos de vocês talvez ainda não saibam disso.

As fibras solúveis são aquelas que se ligam a água e formam uma espécie de gel no intestino, retardando o esvaziamento gástrico. Fora isso, elas são capazes de:

  • Alteram o metabolismo colônico através da produção dos AGCC;
  • Modulam a mobilidade gastrintestinal;
  • Reduzem a diarreia (aumento na absorção de água);
  • Promovem o desenvolvimento da mucosa intestinal (íleo e cólon);
  • Proporcionam energia (devido à fermentação) para mucosa intestinal;
  • Diminuem o pH do cólon;
  • Melhoram a proteção contra infecção (função de barreira, imunidade);
  • Aumentam tolerância a glicose;
  • 􀀹Diminuem os níveis de colesterol total e de LDL.

Já as funções das fibras insolúveis são:

  • Aumentam o peso e a maciez das fezes;
  • Aumentam a freqüência da evacuação e diminuem o tempo de trânsito no cólon;
  • Reduzem a constipação;
  • Retém água (por isso, tem que beber mais água);
  • São pouco fermentáveis;
  • Não são viscosas;
  • Intensificam a proteção contra infecção bacteriana.

A recomendação para consumo diário gira em torno de 30 a 35g de fibra (você tem que comer os “dois” tipos). Porém, como tudo em excesso, comer demais fibra também faz mal, pois interfere na absorção de cálcio e zino pelo organismo. E de nada adianta comer fibra se não beber água, né, galera! Então, diariamente o recomendado é NO MÍNIMO 1,5 litro. Eu particularmente sugiro beber 2 litros para cima (tudo é questão de hábito).

Quais produtos você encontra fibras? Em todos, mas os mais indicados e que contém mais fibras são: cereal, aveia, frutas in natura, trigo, linhaça, legumes, verduras (os mais escuros), nozes, trigo e etc.

Dica: Troque pão, arroz, macarrão e todo o resto que puder por uma versão integral. Você vai se sentir mais saciado e já vai ver algumas diferenças no seu organismo!

Desde que iniciei o emagrecimento, minha alimentação é repleta desses alimentos. Hoje em dia (junto com o exercício) meu intestino melhorou 95% e com isso, meu humor também (ninguém merece prisão de ventre #prontofalei). Por isso, por mais que você não goste de nada acima, dá seu jeito e APRENDA a comer mais fibra, tenho certeza de que em pouco tempo os resultados superarão o fato de não gostar disso e você não conseguirá viver sem..é um mal SUPER necessário ;)!

Beijos,

5 pensamentos sobre “Fibra: Solúvel x Insolúvel

  1. Eu tento tomar bastante água todo dia e é msm uma questão de hábito. Hoje em dia tomo 2 L com mt facilidade, já consegui tomar até mais, quase 4 L. Eu enteo bem o que é ficar constipada, um horror e deixa qq um de mau humor.

    Ahh, vc perguntou sobre a Marisa. Realmente tem roupas lá que aparentemente não irão resistir à primeira lavagem, mas como eu disse, tem que pescar msm… selecionar bem. O que eu gosto de lá é que tem bastante opção de camiseta com estampa bacaninha, também já comprei calça jeans lá, que eu acho q não deixa a desejar em nada para outras lojas (costumo comprar em lojas mais acessíveis – C&A, Renner, Drops de Anis, Marisa…) e o preço é bom.

    Beijoss

    • NOssa, 4 litros??? acho que se bebi isso algum dia foi quando estava 50C hahahahaha, devo beber no máximo 3 assim.

      Quanto a Marisa, é como qualquer loja de departamento né.. até nas gringas, temos que perder tempo. A minha primeira grande compra na Forever21 agora na viagem fiquei 2 horas dentro da Forever, pois passei por todas as araras, provei as roupas e etc… tem que perder tempo =) haha. Quando fizer compras, vou dar uma passadinha lá.. estou na vibe de camisas com estampas legais 🙂
      beijos e obrigada pela dica!

  2. Pingback: Experimentando: Aveia | E agora?

    • olha teria que ver produto por produto, porque todos os produtos têm os dois tipos, porém uns têm mais um tipo e outro têm mais outro.. teria que procurar na internet quais, pois eu não sei 😦

Deixe um comentário

