Receita: Antepasto de Berinjela

Quem me segue lá no instagram (@emagreceinst) sabe que, há três semanas, umas amigas vieram aqui em casa e fizemos um “Snack Light Night” que foi uma noite com petiscos light feitos por mim. Quase 99% das receitas eram novas e, por isso, algumas deram certo e outras não. Porém, não me abalei, o que importava era a presença das minhas amigas e não apenas a comida.

Hoje vou dar a receita da melhor coisa (ao meu ver) que eu fiz hihihih. Porém, como sou perfeccionista, no final do post eu falo o que mudaria ok? hihih

Ingredientes:

  • 4 berinjelas grandes (usei 2 apenas e rendeu muito)
  • 1 pimentão cortado em tiras (1 de cada: vermelho, amarelo e verde – Usei metade de cada)
  • 1 cebola branca cortada em tiras (acho que não usei)
  • 5 dentes de alho (usei 5 mesmo)
  • azeitonas pretas picadas a gosto (usei 1 pote inteiro)
  • 1/2 xícara de vinagre balsâmico (usei 3 colheres no máximo)
  • 1 xícara de azeite extra-virgem (usei mais ou menos isso, mas leia o final do post, eu colocaria menos do que isso para quantidade que fiz)
  • 1/2 pimenta dedo-de-moça ou outro tipo mais suave (usei 2 chillis e umas 5 pimentinhas
  • Sal a gosto
  • Cheiro verde ou salsa picados para finalizar (esqueci de colocar)

Preparo:

  1. Corte as berinjelas em tiras (fatiei com a casca mesmo). Cozinhe no vapor.
  2. Em uma panela a metade do azeite, alho e cebola. Deixe dourar um pouco. Acrescente as azeitonas e os pimentões. Mexa, colocando uma a duas colheres de sopa de água. 
  3. Junte os demais ingredientes: a berinjela, o restante do azeite, o vinagre balsâmico, a pimenta e regule o sabor com um pouco de sal, se necessário.
  4. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até começar a secar.
  5. Desligue o fogo, deixe esfria e acrescente o cheiro verde ou a salsa. Misture e pode ser servida na hora ou no mesmo dia. Se preferir, deixe até o dia seguinte, quando fica mais curtida e saborosa!

SÓ UMA PALAVRA: D.E.L.Í.C.I.A

Bem, o que faria diferente?

  1. Cuidado com a quantidade de pimenta! Eu QUASE exagerei ihihih, mas ficou delícia do jeito que preparei!
  2. Além disso, não há necessidade de tanto azeite, juro! Vai no olhômetro e apenas coloque a quantidade recomendada se você quiser beeeeem molinha e tipo usar o azeite como um  ‘azeite temperado’!

Tirando isso, não faria nada diferente!

Como usar?

  • Com torradinhas
  • Sanduíche
  • Em torta salgadas
  • Em cima de carnes como “molho” e etc!

IMG_4445[1]

Nossa, até salivei de ver essa foto de novo!

Bon appétit!!!

Beijos,

4 pensamentos sobre “Receita: Antepasto de Berinjela

  1. Vou testar!!! Finalmente meu PC aqui no trampo deixou eu postar comentários aqui no seu blog!!! Tem uma semana que eu estou tentando e não consigo!!!! Vou comentar tudo em atraso nos posts, mas te visito todos os dias!!! Curta muito aí nos EUA!!! Beijos

  2. Pingback: Vamos comemorar – 1 ano de blog!!! | E agora?

  3. Pingback: Restrospectiva 2013: Posts | E agora?

Deixe um comentário

