Por que beber água?

água

Nunca tive problema em beber água, na verdade, eu sou quase o deserto em pessoa, pois em qualquer lugar que vá estou com sede. Dessa forma, apenas mantive o hábito durante esse processo de emagrecimento. No entanto, sei que muitos “sofrem” para beber água.

Desde já, aviso que, se você é desses que não gosta ou não tem hábito, NÃO TEM JEITO, TEM QUE BEBER, mesmo que isso seja algo obrigatório no seu dia a dia. Não tem como viver sem se hidratar corretamente, isso não só mexe com nosso emagrecimento, porém, com nossa pele, células, órgãos, ou seja, com tudo! Dessa forma, quis compartilhar 5 motivos que encontrei aqui nesse site:

1) Ajuda a emagrecer

De acordo com a nutricionista funcional Gabriela Maia, a água é essencial no processo de emagrecimento. “O consumo regular e diário ajuda na eliminação de toxinas através da urina e das fezes, permitindo que o organismo equilibre suas funções. Além disso, o organismo pode confundir fome com sede. Quando sentir aquela “ fominha” no meio da tarde, beba um copo de água antes de comer, assim você se sentirá saciada por mais tempo”, diz a nutricionista.

2) Mantém pele, unhas e cabelos bonitos

A médica ortomolecular Lila Valente, da Clínic Med, explica que todos os órgãos sofrem com a perda de líquido corporal. “A pele é o primeiro a sentir os efeitos da falta de água no organismo. Avaliando suas características podemos perceber se a pessoa bebe água regularmente, já que casos de desidratação leve já podem provocar a diminuição do tônus, textura e elasticidade da pele”, diz a médica.

3) Evita inchaço e retenção de líquidos

Se você costuma se sentir inchada, beber água deve ser um hábito comum como escovar os dentes: “Bebendo água ao longo do dia você evita que o organismo retenha o sódio, grande responsável pelo desconforto do inchaço”, explica Gabriela Maia.  Ela explica que beber os tais dois litros de água recomendados também ajuda a amenizar a celulite. Gabriela Maia também sugere as águas aromatizadas: “Antes de dormir, coloque rodelas de limão, laranja folhas de hortelã em uma jarra com dois litros de água, conservando-a na geladeira. No dia seguinte você terá uma bebida refrescante e livre de calorias”, recomenda a nutricionista.

4) Evita dores de cabeça e mau humor

Segundo Lila Valente, é preciso, sim, beber dois litros de água todos os dias. “Esquecer ou deixar de beber água no dia a dia pode provocar dores de cabeça, vômitos, náuseas, diarreias e febre”, diz a médica. Gabriela Maia explica que a desidratação leve, causada pela falta de água diária é mais comum do que imaginamos. “O simples fato de sentir sede é um indício que o organismo está com o estoque de água abaixo do recomendado e começa a entrar em estado de desidratação. Por isso, não espere sentir uma sede desesperada para beber água”, diz a nutricionista funcional.  Estudos recentes indicam que uma desidratação leve (com a perda de apenas 1% de água) pode afetar o humor, provocando até ataques de raiva.

5) Previne problemas nos rins

Quanto menos água uma pessoa bebe, maiores os riscos das substâncias formadoras dos cálculos renais se unirem, formando as chamadas pedras nos rins. Estudos indicam que quem já sofreu com o problema, mas aumentou a ingestão de água, é capaz de reduzir em 60% o desenvolvimento de novos cálculos nos rins. “A água também ajuda a hidratar as fezes e eliminar toxinas através da urina”, diz a nutricionista Gabriela Maia.

Há ainda mais motivos:

6) Eliminar o cansaço #choquei

A água elimina a fadiga mais do que o café, pois quando chega o fim do dia, nosso corpo está desidratado e precisa de água para ter mais energia. Ao ingerir café, que é diurético, pioramos a desidratação e, consequentemente, o cansaço.

7) Previne a celulite

As toxinas são expulsas do organismo pelo suor e pela urina. Com a ingestão diária de água, a circulação sangüínea melhora e, aliada à eliminação de toxinas, previne o aparecimento da celulite.

8) Menos Cãibras

A hidratação lubrifica as juntas e músculos, e reduz os sintomas da artrose, artrite e reumatismo, além de diminuir as cãibras.

9) Ajuda o Intestino Funcionar Melhor

Tomar água 20 minutos antes das refeições e 2 horas após as refeições regula o intestino. Não deve ser tomada com as refeições, pois prolonga o tempo de digestão. Se a dieta contém fibras e grãos, a pessoa terá mais sede.

10) Melhor Produtividade no Trabalho

Nosso cérebro em sua maior parte é formado de água, portanto, tomar água nos permite estar mais alertas e concentrados.

Poderia aqui falar mais mil motivos pelos quais você deve tomar água, porém acho que já te convenci né?

Qual a quantidade ideal para tomar? Lendo alguns sites, vi que um indíviduo de 70kg deve tomar 2,450litros de água PURA por dia, ou seja, não conta refresco, refrigerantes, mates e etc.

Não vou negar que seja díficil para quem não tem hábito, mas tudo é questão de se acostumar a essa quantidade. Minha dica é que você sempre tenha alguma garrafinha de água por perto. Outra dica que dou é colocar um despertador a cada 1 hora para beber 1 ou 2 copos, dai não tem erro, tocou bebeu !

E ai está esperando o que para beber agora um copo? Aqui estou com a minha garrafinha 🙂

Beijos,

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6 pensamentos sobre “Por que beber água?

  1. Água é mesmo fundamental. Já consigo beber em torno de 1,5 L por dia com naturalidade, mas sempre tento beber de 2 L a 3 L por dia! Hoje msm, antes de tomar café bebi um copão d’água.

    • eu também tenho o costume de beber antes do café e criei o hábito de beber uma garrafa ou um copo antes de dormir ihihihih. As vezes tenho até que me forçar a beber mais, mas o tempo abafado e quente do rio ajuda muito hahaha! beijos

  2. Pingback: 3 meses sem refrigerante! | E agora?

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