Receita: Bolo de Iogurte sem óleo

Isso mesmo que você leu, fiz um bolo sem óleo. Porém, antes de mais nada, devo avisar que nessa minha primeira tentativa, o bolo não ficou a décima maravilha do mundo, mas é uma ótima solução para aqueles dias que o desejo de bolo for incontrolável. Eu, malandra que sou, já dei meu jeito de melhorá-lo após feito. Então, leia até o final do post para saber como irei melhorar da próxima vez e o que fiz para melhorar hihi.

Primeiro de tudo, vi essa receita em um blog e readaptei com um comentário de uma menina em um grupo do facebook. A menina tinha comentado que maçã bem batida no processador substituia o óleo na receita de bolo e não deixava gosto e dai eu parei e pensei dentro de mimi: COMO ASSIM, ”BRASEL”, EU NÃO SABIA DISSO ANTES? Choquei com a dica e estava louca para testar, pois seriam uma economia e tanto de propontos na receita. Não deu outra, achei a receita de um bolo de iogurte e resolvi usar a dica da maçã.

Vamos a receita, então:

Ingredientes:

– 3 ovos

– 2 potes de 200g de iogurte desnatado

– 1,5 maçã batida no processador, até virar uma papa como a imagem abaixo.

– 1,5 xícara de farinha integral e coloquei meia xícara de farinha de linhaça

–  Meia xícara de açúcar

– 2 colheres de sopa de canela

– 2 colheres de sopa de fermento

Modo de Preparo:

Misture os ovos, iorgurte e o creme de maçã. Acrescente depois o resto do ingredientes e voilá, simples assim!!

Quantidade total de propontos: 30 pp.

Ele deu para 18 pedaços pequenos. Cortei em tamanho pequeno, pois para mim não importa muito o tamanho em si, o que importa é a quantidade. Esse é um truque que uso: corto as coisas menores para parecer que estou comendo mais.

Cada pedaço = 1,7pp.

Agora algumas fotinhos:

consistência do creme de maçã que substitui o óleo!

consistência do creme de maçã que substitui o óleo!

antes de ir pro forno

antes de ir pro forno

depois. Ficou bem moreno, pois deixei tostando por cima!

depois. Ficou bem moreno, pois deixei tostando por cima!

Olha quantos pedaços rendeu, no meu caso foram 18!

Olha quantos pedaços rendeu, no meu caso foram 18!

olha como ficou fofinho por dentro!

olha como ficou fofinho por dentro!

O que deu errado?

Não deu errado, porém o bolo fica sem graça (para os gordinhos de platão! hihi), já que é bolo de iogurte e nem óleo leva, por isso, não espere AQUELE bolo gordo que adoramos hihi. Por isso, aconselho usar ele como acompanhamento de algo, como fiz aqui abaixo no meu café:

Duas fatias bolo com banana com canela (tinha levado ao microondas por  1 minuto antes para amolecer), 2 colheres de sopa de aveia e menos que 1 cs de mel por cima

Duas fatias bolo com banana com canela (tinha levado ao microondas por 1 minuto antes para amolecer), 2 colheres de sopa de aveia e menos que 1 cs de mel por cima

olha como ficou por dentro (diliça!)

olha como ficou por dentro (diliça!)

O que vou fazer diferente na próxima vez?

Vou experimentar colocar mel ao invés de açúcar e talvez também colocar uns pedaços de maçã ou banana. Vamos ver hihihi. Posto aqui quando fizer.

Cozinhar é assim mesmo: erramos, acertamos, tentamos novamente e sempre aprendemos a melhorar nosso cardápio. Eu simplesmente amo testar e experimentar coisas novas. Por isso, não fico irritada quando erro, pois raramente sigo completamente uma receita e sempre tento inovar, algumas coisas dão errado, outras dão certo e sei que isso faz parte do processo. O importante para mim é aquele momento ali, apenas meu, cuidando de mim e no qual meus problemas somem e eu não penso em nada além de fazer com muito carinho aquela receita 🙂

Caso alguém experimente a receita, poste aqui para saber o que achou!

Beijos,

13 pensamentos sobre “Receita: Bolo de Iogurte sem óleo

  1. Você descreveu exatamente como me sinto quando estou cozinhando algo especialmente saudável! Uma dúvida, não dá pra substituir essa xícara de açúcar por sucralose?

    Beijo!

    • Grazi, eu acho que dá, mas não sei como ficará a consistência do bolo! Tem que testar.. A receita original é com açúcar mascavo ou light, mas eu não tinha e optei pela normal!
      Quem gosta de cozinhar, acho que sente o mesmo hihih S2!! beijos

  2. Fiquei curiosa pra testar essa receita! E a cara desse bolo ficou linda! Mesmo sendo um bolo super “magro”. Nem precisa falar que salivei nele com a banana e a canela né? Diliça rs
    Assim que eu arrumar meu forno ( to queimando bolo a rodo, forno safado rs) vou testar e te falo se deu certo! rs

    Bjs

  3. eu faço um com:
    2 maças raladas.
    1 xic. de farinha (eu ponho aveia)
    1 xic de açucar (uso o mascavo)
    2 ovos.
    1 xic de amendoas trituradas (ou castanha, ou uva passa, ou nozes) eu misturo um pouco de cada
    1 col. sopa de fermento
    canela a gosto na massa.

    rala as maças e depois mistura tudo. da pouco, tem que por em forma pequena. eu ja faço 2 receitas.
    e por ter pouca farinha assa super rapido. mas fica uma delicia

    • uiii! adorei, vou testar!!!! Eu acho que a sua receita seria ideal fazer tipo cupcake ne? estou doida para comprar aquelas forminhas hhaha e fazer individual, pois assim tenho ainda mais controle né!
      Obrigada!
      beijos

  4. Pingback: “Comer” inicia-se pelos olhos! | E agora?

  5. Pingback: Experimentando: Aveia | E agora?

  6. Pingback: Experimentando: Iogurte Desnatado | E agora?

  7. Pingback: 1 ano no Instagram! | E agora?

  8. Pingback: Café da manhã na rua vale a pena? | E agora?

  9. Pingback: Vamos comemorar – 1 ano de blog!!! | E agora?

  10. Pingback: Restrospectiva 2013: Posts | E agora?

Deixe um comentário

