Nosso querido Joelho

Não, não estou falando do delicioso salgado mais conhecido aqui no Rio como “joelho” haha. Estou me referindo ao nosso próprio joelho. Resolvi fazer esse post depois de receber alguns comentários sobre corrida e dores.

Contei nesse post aqui a minha história com a corrida e gostaria de que vocês lessem, pois eu sofri com dores na canela que quase me levaram a uma fratura, tudo por esforço exagerado (sem necessidade).

Enfim, sofri de dores intensas na minha canela naquela época, porém, o meu maior medo atualmente é sofrer com dores no joelho. Até agora não senti nenhuma dor, estalo ou qualquer coisa do tipo, no entanto, infelizmente, correr é um dos exercícios que mais força essa área, ainda mais quando está acima do peso (desse mal eu não sofro mais, #inchalá).

Procurando me informar pela internet, achei uma reportagem muito legal do programa Bem Estar (como vocês podem perceber eu posto muito coisa de lá, mas o site é MEGA informativo e eu adoro o programa) e nela estava o seguinte quadro:

joelhos

Viram o quanto forçamos nossas articulações quando corremos? Impressionante, né? Por isso, quem está fora de forma, tome ainda mais muito cuidado e qualquer dor sentida, o médico deve ser procurado.

Sei que muitos querem correr, como eu também quero melhorar minha velocidade, mas temos que respeitar nosso organismo. Aprendi que em relação a corrida ter calma e dedicação é a combinação perfeita para não sofrermos de algum problema mais sério.

Dessa forma, eu treino apenas 2 ou 3x por semana, nos outros dias eu faço outras atividades aeróbica como transpor, bicicleta e jump. Eu também faço aula de local (seria como a musculação) para fortalecer meus músculos e ossos. Também sei que muitos têm medo de ganhar peso com musculação, porém ela é necessária para fortalecimento dos músculos (ela foi muito útil no meu caso para não ficar flácida também). Além disso, a troca de massa gorda (gordura) para massa magra (músculo) é essencial para aumentarmos nosso gasto metabólico, pois quanto mais músculo, mais energia nosso corpo precisa para se manter, logo, mais calorias queimamos mesmo em repouso.

Outra coisa que faço para não forçar o joelho é não manter a  mesma quantidade de km de todos os treinos. Corro 1x por semana 10km e as outras vezes corro apenas 5km ou até menos, dependendo do meu tempo disponível.

Caso você queira começar a correr e vá fazer isso na academia, procure ajuda de algum profissional. Caso não tenha essa possibilidade, vá aos poucos aumentando seu ritmo, comece caminhando e vai colocando metas a cada 2 semanas. Me lembro que aumentava por volta de 0.2km/hr  a cada 2 ou 1 semana, dependendo de como me sentia. Comecei com 7km/hr e hoje corro a 10.8km/hr de forma tranquila, quando tento melhorar, coloco em 11km/hr mas não tenho pique ainda para aguentar o treino inteiro, principalmente o de 10km, então apenas coloco em 11 nos minutos finais. No entanto, sei que em breve irei conseguir!! 🙂

Vale ressaltar que por ser mais baixa (1.64m), eu nunca baterei nenhum recorde mundial haha ou algo assim, tenho plena nossa do meu limite. Meu intuito é aumentar meus kms percorridos e poder participar de uma meia maratona, quem sabe. Meu treino é de resistência e não de velocidade. O que devemos fazer é adaptar nossos treinos ao nosso organismos e limites. Então, não fique desmotivado caso ainda não consiga correr muito rápido, pois tudo tem seu tempo, o que não vale é desistir.

KeepCalm-RunForLife_sm

Vamos que vamos!!!

Beijos,

11 pensamentos sobre “Nosso querido Joelho

    • parabens!! arrasou!!! vamos vamos e vai sim no ortopedista 🙂 e se não gostar do diagnostico de um, vai em outro.. minha mae teve que ir em 3 ortopedista diferentes para achar o diagnostico certo, pois os 2 primeiros falaram que só com cirurgia e o terceiro falou que era fisioterapia, perda de peso e exercicio fisico..nao esta 100% pq ela é está acima do peso, mas melhorou muito e não precisou operar! beijos

      • Vou fazer isso! Meu medo é justamente pegar um médico blé e ele falar – vai fazer cirurgia e bla bla bla. Hoje acordei super contente com o resultado da semana…eu estava brigando com um numero empacado na balança quase 1 mês ( desde 2 de jan). Agora ele finalmente largou de mim pra nunca mais voltar rs

        Tenha uma otima quinta!
        Bjs

      • Arrasou!!!!! Fiquei um tempo no mesmo peso e não descia, dai desceu e agora estou presa há duas semanas na casa do 65! espero sair em breve!!!
        quanto ao medico, troca de medico!! mas se vc for em uns 3 ou 4 e todos falarem de cirurgia dai é até algo a se pensar e mesmo assim, eu só faria depois de perder peso.. pois o sobrepeso ainda vai afetar seu joelho (não sei qnts kgs a mais vc está, mas isso afeta mt.. me afetou mt).. beijos!!

  1. Sobrepeso com certeza afeta…Se eu for contar a meta do vigilantes pra minha altura (1.65m ) eu ainda tenho 30Kg para emagracer…Eu não vou me enfiar “na faca” tão cedo huahuahau Vou primeiro fazer a consulta com o orto que eu conheço e vamos ver o que ele diz…se eu não gostar vou buscar outro rs Bjs

    • Mas aquela tabela do vp é apenas um parâmetro. Lá mostra que para minha altura (1.64) é entre 58 a 67 ou algo assim, procurei uma amiga minha recem formada em nutricao que fez um calculo lá e viu que pela minha estrutura corporal e tal.. o meu peso minimo é 64 e o idela é 67. Dai mantive minha meta em 65 hihihi. Caso seja necessário, procure também uma nutricionista e fale com ela sobre isso, pois eu nunca chegaria a 58 ou perto disso.. meu corpo não aguento. Fiquei muito aliviada quando recebi o ‘resultado’ dos calculos, pois eu tive problema com a minha meta na primeira vez que fiz VP (essa é minha segunda). E mesmo faltando 30, 40 ou 5 kg, vc vai conseguir chegar no peso q vc ache ideal para vc e o que for recomendado. Procura sim ajuda médica 🙂 beijos,

      • Sem dúvidas eu chego…Mesmo que leve mais 2 anos rs ( Sempre com a frase na cabeça “nao engordei em um dia só”). Eu fiz um tratamento com enzimas uma vez e fiquei MUITO magra com 75Kgs..(depois engordei o dobro) eu sou “larga”, não tem como pensar em pesar 60Kg.
        Está nos meus planos uma consulta com a nutricionista também. Eu frequento muitos eventos de bodybuilding e mantenho contato com alguns atletas porque acho um esporte muito bacana, e em um desses eventos eu conheci uma nutricionista chamada Giovana Guido ( recomendo DEMAIS o canal do youtube dela). Gostei muito do trabalho dela, vi alguns clientes no site dela e provavelmente farei uma consulta com ela daqui alguns kilos pra saber o que fazer com meu corpo pra continuar com o emagrecimento saudavel (treinos, suplementação e afins). Meu “sonho” é fazer uma consultoria com um personal brasileiro mas mora em Miami agora, chama roberto bueno. O cara é espetacular e esta cuidando de uma menina que tem um face chamado Kansei de ser Gorda ( depois da uma olhadinha que é bem bacana). Mas ai com ele já é uma coisa mais profissional, nivel de atleta mesmo e tals. Então é BEM mais pra frente…

        Bjão

      • Realmente estou por fora desse mundo de bodybuilding, mas vou procurar essas pessoas que vc citou, adoro inspirações novas e também estar por dentro novas dicas e tudo mais!!
        Quanto ao seu peso, se 75kg é o que vc acha o ideal, essa é sua meta !!! Eu não sou das mais largas, porem tenho perna de homem, bem grossinha..tipo visto a calca ela fecharia mas não passa na perna hahhahahhahahaha. =( o meu quadril tbm é grande, mas não tanto assim.. enfim tudo é biótipo né? E cada um tem o seu ! Vamos que vamos!!!
        Vou entrar no youtube desse pessoal e depois te conto o que achei :)! bjs

  2. Pingback: Por que dói? | E agora?

Deixe um comentário

