Batalha de alimentos: Queijo Branco x Amarelo

Uma das coisas que sempre falam para quem emagrecer é preciso cortar todo tipo de gordura (mentira#1, porém falo disso em outro post). Além disso, uma das primeiras que falam para cortar é o queijo amarelo ou melhor: falam para trocar o queijo amarelo para queijo branco. No entanto, o que muitos não sabem é que o queijo branco também tem muita gordura. Dessa forma, continuando a batalha entre os alimentos, hoje resolvi quebrar de vez esse mito entre os queijos.

queijo

O primeiro mito a quebrar é que a cor amarela não tem apenas a ver com o teor de gordura. Outros fatores afetam também a cor do queijo,  como, por ex, teor de betacaroteno (vitamina A) do leite, presença de corante na massa ou se o queijo é de massa cozida ou semi-cozida.

Agora segue uma lista enorme de comparações feita a partir de uma pesquisa do Inmetro sobre queijos x godura. Fiz questão de colocar para vocês analisarem bem suas escolhas. Tirei essa lista desse blog.

– Os queijos PARMESÃO e MINAS PADRÃO, foram os que apresentaram maior teor de gorduras, enquanto o FRESCAL LIGHT  e  COTTAGE  os menos gordurosos.

– O FRESCAL LIGHT apresenta 88% a menos de gordura que o MINAS PADRÃO, uma diferença significativa.

– A MUÇARELA LIGHT contém cerca de 35% a menos de gordura que a padrão.

–  Quando se trata de colesterol o queijo PARMESÃO foi novamente o campeão, seguido da muçarela e do queijo prato lanche. 3 colheres de sopa de queijo PARMESÃO corresponde a 20% da ingestão máxima diária, essa é a quantidade colocada em uma sopa de queijo ou uma macarronada, por exemplo. FIQUE ATENTO!!!

 REQUEIJÃO LIGHT, TRADICIONAL e COTTAGE apresentam menor teor de colesterol.

– 100g de queijo PARMESÃO corresponde a 88% da quantidade de gordura saturada que podemos ingerir por dia.

– 100g de queijo MINAS PADRÃO 80% da ingestão de gordura saturada.

– Um sanduíche com 3 fatias deste queijo atinge 73% da recomendação de gordura saturada.           

– O mesmo sanduíche na versão light (QUEIJO MINAS LIGHT) fica com 43% do recomendado.

– O queijo COLAHO também chama atenção, apenas 2 palitos (50g) tem 73% da recomendação de gordura saturada por dia.

– O FRESCAL LIGHT, é a melhor escolha novamente, já que 3 fatias (100g) tem 9,3% de gordura saturada e 18% de colesterol, bem menos que a versão TRADICIONAL que apresenta 32% e 13,8%. O TRADICIONAL contem menor quantidade de colesterol, mas se levarmos em consideração que a gordura saturada é muito mais prejudicial a saúde vemos que o LIGHT é mais saudável.

– O PARMESÃO, o MINAS PADRÃO e a MUÇARELA apresentam maior teor de gordura monoinsaturada que o MINAS FRESCAL LIGHT, REQUEIJÃO TRADICIONAL E LIGHT.

– MUÇARELA, QUEIJO MANTEIGA, MINAS PADRÃO E REQUEIJÃO, apresentam maior quantidade de ômega 3, uma gordura muito boa que atua no cérebro melhorando a concentração, a memória, previne câncer, melhora o perfil lipídico e muito mais.

– Comparando o teor de gordura saturada com o teor de ômega 3 a melhor opção é a RICOTA que apresentou menor quantidade de gordura saturada e uma boa quantidade de ômega 3.

– A RICOTA, o MINAS PADRÃO LIGHT são também as melhores opções quando equilibramos ômega 6 e gordura saturada.

– 100g de COTTAGE tem 58% mais gordura saturada e 68% mais gordura trans do que o queijo MINAS FRESCAL LGHT. Mas mesmo assim é uma boa opção como queijo magro.

– O REQUEIJÃO LIGHT possui 65% menos gordura saturada que a versão TRADICIONAL, e a diferença de preço encontrada é de R$0,69.

– O REQUEIJÃO ADICIONADO tem 185% da recomendação de gordura trans. Uma colher de sopa de REQUEIJÃO ADICIONADO terá 37% de gordura trans na versão original e 14% na versão light.

Resumo da ópera? Como todos os outros alimentos, temos que maneirar e usar com sabedoria cada um dos tipos de queijo. Cada um tem sua hora e sua porção exata para ser consumida. Coma com sabedoria!

As melhores opções para quem realmente quer diminuir as calorias e gorduras ingeridas são: cottage, frescal light, ricota e requeijão light. Na reportagem não fala sobre creme de ricota, mas fica minha dica para dar aquela variada (uso da marca Tirolez e versão light – delícia!).

Vale lembrar que, como os dados mostram, muitas vezes comemos mais fatias de queijo branco, porém acabamos ingerindo a mesma quantidade de gordura e caloria se comêssemos apenas uma fatia de um queijo amarelo. Então, se tiver vontade, planeje-se e mate sua vontade. Não vai ser uma porção de algo mais gorduroso que vai te fazer engordar.

Por fim, gostaria de ressaltar a importância de LER os rótulos das embalagens e analisar se realmente vale a pena comer/comprar, garanto que terá boas e más surpresas com alguns produtos hihi.

E vocês têm o costume de comer qual tipo de queijo?

UPDATE

Por coincidência, teve uma matéria semana passada no Bem Estar sobre queijo, eu só vi agora, depois de ter postado, porém resolvi compartilhar a imagem abaixo e caso queiram ler a reportagem completa, entre aqui.

queijos

 

Beijos,

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Um pensamento sobre “Batalha de alimentos: Queijo Branco x Amarelo

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