Experimentando: Chia

chia

Sempre tinha ouvido falar muito dessa semente, no entanto, foi apenas depois de ter assistido a Ana Maria Braga falando que come todo dia que eu deixei de ser mão de vaca e fui comprar para experimentar (a gente precisa de uma inspiração né..fazer o que!)

Antes de mais nada, devo falar que é um semente bem carinha. Aqui no Rio, encontrei no Mundo Verde um pacote de 150g por 17 reais. No Hortifruti estava na média de 20 a 30 reais, 200g. Resumo da ópera: prepare-se para gastar!

Comecei a comer a semente nessa última semana, então, não deu para ver algum resultado. Porém, resolvi fazer esse post para estimular vocês a consumirem. Para incentivar, peguei de um site 13 motivos pelos quais devemos comer, então vamos a eles:

1) Efeito tira-fome: A semente de chia é rica em fibras tanto solúveis quanto insolúveis. Comparando a aveia, ela possui 13,6g de fibra em 100g contra 9,1g da aveia.

2) Possui Ômega-3: Tirei por inteiro essa parte do site, pois é impressionante: “É, sem dúvida, o carro-chefe nutricional da chia. A porção de semente de chia tem nada menos que 400% da nossa necessidade diária de ômega-3. É claro que quando pensamos em ômega-3, logo nos lembramos de peixes, principalmente o salmão, que é muito rico desse nutriente. Porém, de acordo com as nutricionistas, 100 gramas da semente de chia têm oito vezes mais ômega-3 que um pedaço médio de salmão.” CHOCANTE#1

3) Mais cálcio que o leite – CHOCANTE#2

4) Mais ferro que o espinafre

5) Proteínas para os músculos “A vantagem da superdose de proteína na chia (a cada 100g, há 16g de proteína) é que a semente ajuda na manutenção de massa muscular, fornece mais energia para as células nervosas e ainda pode complementar as necessidades proteicas – uma porção da semente de chia tem 8.6% das nossas necessidades diárias nesse nutriente.”

6) Carrega magnésio “Essencial para o pleno funcionamento do nosso cérebro e ligações cognitivas, o magnésio também está muito presente na semente de chia.”

7) Vitamina A para os olhos

8) Potássio contra câimbras

9) Vitaminas do Complexo B “A semente de chia também possui em sua composição a niacina, a tiamina e a riboflavina, todas vitaminas do complexo B. Elas são fundamentais para o pleno funcionamento do nosso sistema nervoso, além de auxiliar no metabolismo das nossas células, fazendo com que nosso organismo todo funcione melhor. A porção da semente tem 13% das necessidades diárias de niacina, 4.6% das de riboflavina e 30% das de tiamina.”

10) Antioxidantes contra radicais livres “A semente de chia possui ácido cafeico e ácido clorogênico, ambos antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, combatendo o envelhecimento celular e prevenindo nosso organismo contra diversas doenças, inclusive o câncer.” – ADOREI!!!!

11) Manganês extra: “A porção da semente de chia tem 63.5% das necessidades diárias de manganês. “Esse nutriente participa na síntese de várias reações enzimáticas, além de estimular o crescimento dos ossos e do tecido conjuntivo”, conta a nutricionista Roseli Rossi.”

12) Cheia de zinco “Esse nutriente melhora nossa imunidade, paladar, olfato e visão. Também promove a liberação do hormônio do crescimento e ajuda na formação de colágeno” Pele como bunda de bebê para sempre 😀

13) Rica em cobre “”Ele facilita a absorção do ferro, é catalisador na formação da hemoglobina, melhora imunidade e ajuda na formação de elastina e colágeno”, conta a nutricionista Roseli Rossi. A porção da semente possui 30.5% das necessidades diárias de cobre.”

Vocês podem ver o texto completo dos motivos aqui.

Eu como 1 colher de sopa por dia e, de acordo com a nutricionista entrevistada, é a porção recomendada mesmo. No entanto, nem tudo é perfeito, certo? A danada da chia é até bem calórica, mas não culpo, com tantas funções e nutrientes, ela tinha que ser calórica mesmo haha. A cada 15g, uma colher de sopa, tem 2 propontos e 25g da semente tem 164 calorias.  Então já separe diariamente esses pontinhos ou calorias hein, pois vale a pena!!

Como consumir?

Até agora eu consumi de três maneiras:

1) Misturei a semente mesmo ao creme de aveia que já ensinei aqui. E comi no café da manhã.

2) Misturei ao omelete no jantar, pós-academia. Fiz o omelete com ervas, 1 cs de cottage e 1 cs de chia. Totalizando 5pp.

3) Fiz o gel da semente e coloquei em cima da salada com alguns temperos. 1 cs de semente + 2 ou 3cs de água e misture, até ela ganhar certa consistência (vai ficar parecida com a consistência de uma clara) e depois acrescente temperos, eu coloquei cominho, alecrim, pimenta calabresa e alho torrado.

Porém há outras inúmeras maneiras de usar, é só usar a criatividade! Ela não tem gosto, então é muito fácil de usar.. é apenas acrescentar nas suas receitas cotidianas. Contudo, caso queira uma ajudinha nas ideias, entre aqui e há várias formas de como comer.

Depois de tanta coisa boa sobre uma sementinha cara, não há como negar sua necessidade em nossas vidas né? Quando tiver resultados do consumo, eu posto aqui, mas até lá continuarei consumindo e acreditando nos resultados!!

E vocês já consumiram ou consomem regularmente chia?

Beijos,

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4 pensamentos sobre “Experimentando: Chia

  1. Realmente a chia é óóótima!!! Senti muito a sensação de saciedade!!!
    Mas amiga, sem querer te desanimar, mas esse papo de antioxidantes ainda não é cientificamente comprovado. Pq muitas vezes eles fazem os testes em laboratórios mas em tubos de ensaio que são completamente diferentes do nosso organismo. As substâncias são sim antioxidantes, mas na sua forma natural presente nos alimentos, e quando ingerimos eles são metabolizados se transformando em outras substâncias que nem sempre são antioxidantes. Então esse papo de um alimento contribuir pra gente não envelhecer não é 100% certo. Pooode ser verdade mas por enquanto, é balela! Hahaha! Fiquei arrasada quando descobri isso em plena aula! Hahaha
    Mas DEFINITIVAMENTE essa chia tem mil e uma qualidades e to adorando incluí-la na minha dieta!!!
    Beijo!

    • Para não envelhecer a parada é orar e acreditar.. se é mentira ou não, eu acredito no poder de me rejuvenescer!! HAHAHHAHAHAHHAHAHHA S2! Não estou sentindo ttaaaaaaaaaanta diferença assim, sabia? sei lá, acho que é o modo que devo estar comendo, não sei =(
      beijos

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