Pós: Primeira Corrida

Não foi tão difícil quanto imaginei, mas também não tão fácil. Para minha primeira corrida, falaria que tive um rendimento de 70% apenas. Sendo bem justa, acho que ainda posso evoluir muito, pois senti que fiquei muito cansada mais rápido que o normal. haha No entanto, amei experiência e vou repetir com certeza! Uma coisa da corrida que já falei por aqui é que você sempre acha que não consegue continuar e consegue! E dessa vez não foi diferente! 🙂

Como a Marjorie pediu para eu contar, eu vou falar um pouco da minha história com a corrida:

Eu sempre soube que correr queimava muita caloria, mas eu sempre odiei correr, pelo simples fato de nunca ter conseguido manter um ritmo ou correr muito acelerado, então, me sentia uma fracassada caminhando apenas #prontofalei. Então, quando eu decidi correr, depois de encarar forte a RA (logo após conhecer o blog da Camys), eu já fui segura que iria correr. Segura que iria correr que nem uma louca atrás do Brad Pitt.

Quando tomei essa decisão, estava por volta dos 78kg e com certeza o sobrepeso afetou e intensificou os fatos que irei descrever a seguir. Me empolguei tanto com a corrida e queria tanto manter um ritmo forte que comecei sentir uma dor insuportável na canela. Pesquisando na internet, descobri que isso era normal e que muitos corredores profissionais tinham isso. Dessa forma, continuei a correr mesmo com dor, até que não deu mais para aguentar e tive que ir no médico. Resultado? O médico proibiu que eu corresse ou fizesse spinning  (como ele não falou do jump, eu continuei no jump mesmo sentindo uma leve dor) e mandou que eu fizesse uma ressonância magnética para ver se tinha fraturado (#desespero.com). Enfim, fiquei Agosto inteiro sem correr e muito chateada. No entanto, aquilo não me desmotivou. Continuei forte nas outras aulas (foi durante Agosto que iniciei as aulas de HipHop), sempre monitorando minha alimentação e o resultado não foi diferente: continuei emagrecendo!

Então, a primeira #dica é: não queira começar a correr do nada, ainda mais se você estiver acima do peso, isso pode machucar sua canela, seu joelho e até te desmotivar, pois raramente uma pessoa consegue manter um bom ritmo de primeira vez.

Depois de 1 mês parada, a dor tinha sumido e, então, eu resolvi voltar por conta própria. Voltei caminhando a 6 a 6.5km/hr na esteira (sem inclinação). Quando fui ao médico, ele liberou já que não estava sentindo mais dor e falou para eu voltar devagar (no exame deu que estava com stress grau 3 e se caso continuasse naquele ritmo, eu iria fraturar #fato).

Durante 2 semanas, fazia todos os dias caminhadas de 30 a 40 minutos. Depois resolvi aumentar para 7-7,5km/hr e ver até quantos minutos eu aguentaria. Conseguia uns 10, depois 15, depois 20 e nunca desanimava pelo fato de correr pouco. Acredito que hoje consiga manter de 40 a 60 minutos correndo, mas mesmo assim, levando ao auge do esforço, pois preciso ganhar mais resistência. Hoje corro de 7 a 8km/hr na rua e faço 6 a 6,5km toda terça e quinta (quando não chove, né).

No entanto, uma #dica muito boa é aquecer. Além de alongar, CLARO, você deve aquecer. Eu caminho durante 1 km antes de correr e senti nessa corrida M5K que foi por isso principalmente que me deixou mais cansada que o normal. Lá eu comecei disparada já, sem quase caminhar.

Ao longo da corrida eu não me hidrato, pois não tenho onde levar a garrafa e depois que pego o pique, eu odeio parar, pois sei que ao voltar vai ser a morte!!

Enfim, eu não tenho um plano certo de como fiz para correr e tampouco, segui alguma instrução de profissionais, o que foi errado, mas eu odeio pedir ajuda (outro ponto a melhorar) e quando eu coloco algo na cabeça, vou fundo !

No entanto, tenha em mente que você vai ganhar resistência aos poucos e que nada exagerada, como eu fiz, dá certo.

Agora vamos as fotinhos do evento:

 7 da manhã, indo para corrida!

Me senti a medalhista olímpica!

Vamos aos resultados:

Ihuul! Bati meu recorde!

De 2364 corredoras, eu fiquei em 362 como você podem ver!!! E da minha faixa de 235, fiquei em 36!!

Fiquei bem feliz com os resultados e espero melhorar na próxima corrida que deve ser a circuito das estações da Adidas, dia 2 de Dezembro! Devo fazer a de 5km mesmo, acho que ainda não terei preparo para aguentar 10km, fica para outra corrida ;)!

E vocês estão programando para participar de alguma corrida?

beijos,

5 pensamentos sobre “Pós: Primeira Corrida

  1. Oieeee!! Obrigada por nos contar sua experiencia, saber que alguém consegue fazer, e é tão normal quanto você, da uma grande ajuda. Eu descobri que preciso me aquecer muuuito (geralmente malho uns 30min antes) pra conseguir manter um ritmo na corrida e claro que ainda nao consigo grandes velocidades. Ahhhhh e você está arrasannndo, shorts com pernas suuper torneadas! Essa amiga só me dá orgulho! beijo grande

    • Eu tambem! Preciso de um aquecimento, mas na corrida de rua é fogo, pq você raramente tem tempo antes de aquecer, ne? Vamos ver como vou na proxima!
      obrigada pelo elogio! realmente eu to ficando mais durinha, mas tambem ne, depois de tanto exercicio tem que ter uma resultado!!! ahaiahiaah
      quando voce vier pro Rio, poderiamos marcar uma corridinha na praia que tal?
      beijos

  2. Pingback: Nosso querido Joelho | E agora?

  3. Pingback: Por que dói? | E agora?

  4. Pingback: Exercício: Musculação | E agora?

Deixe um comentário

